O Clã: Tribos e Clareiras

Brasão Leanaí an Ghealach Clann

Leanaí an Ghealach Clann, é um clã pagão, druidista (de religiosidade e espiritualidade céltica) com sede em Juiz de Fora - MG. Atualmente filiado ao Conselho Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Celta (CBDRC).

O Clã segue uma base druidista e reconstrucionista celta, adequando-se na prática do que é conhecido como druidaria, visando reviver dentro das possibilidades a religiosidade celta, com ênfase gaélica. Contudo, acreditamos que algumas adaptações podem e precisam ser feitas a fim de adequar o mundo antigo no mundo contemporâneo.

Criado no dia 17 de fevereiro de 2013, sob o pendão da Deusa Morrigan, o Clã, atualmente, é liderado pelo Druida Ávillys mac Mórrigan, Mundi Tempus, e tem sua administração realizada pelo Conselho Clânico, composto pelo druida e pela bruxa Rowan, Cut Breathnú e pelo trajado e fundador Sliabh Lách.

Brasão Cathair Morrigan

Atualmente o Clã possuí uma tribo, Cathair Morrigan, e faz residência no bairro Manoel Honório, em Juiz de Fora, Minas Gerais - Brasil; onde também atua a Clareira de Estudos Nemed na bhFianna que abriga os membros devotos do clã.

Brasão Nemed na bhFianna (sede clânica)

Temos também a Clareira de Estudos Passos Celtas, coordenada pelo guerreiro iniciado Evan, Croí Dilis (Gabriel Hubner), com encontros virtuais e presenciais no Rio de Janeiro / RJ.



E a Clareira de Estudos Bád an Airgid, coordenada por nosso druida e sumo sacerdote Ávillys mac Mórrigan (Dartagnan Abdias), com encontros presenciais em Aracaju / SE.
Celebramos a Roda do Ano de acordo com o giro Norte, entendendo que a Terra é um único organismo vivo e reconhecendo que, em nossa localidade, o Ciclo das Chuvas sobrepõe ao Ciclo Solar tradicional, criando épocas de plantio e colheita semelhantes, senão correlatas, às celebradas no hemisfério norte. As celebrações da Roda do Ano são abertas a convidados. As demais celebrações são exclusiva aos membros.

A entrada ao Clã pode ser devocional (via inscrição quando aberto os chamados), ou sacerdotal (indicada aos membros devocionais que se mostram desejosos e aptos.

Entre em contato conosco!

e-mail: antecamara.lag@gmail.com
Instagram: @lag.clann
Facebook: /LeanaianGhealach